12 de jul. de 2012

www.unesc.net
Convênios

Unesc e Justiça Federal ampliam projeto social

11 de Jul. 2012 Postado por Davi Carrer- Comunicação Social em Notícias



A Unesc e a Justiça Federal renovaram na tarde de hoje (11/7) parceria para dois projetos sociais: Mãos que Criam e Comunicasom. Os projetos trabalham com reeducandos do Presídio Santa Augusta, sendo que Comunicasom será ampliado a partir deste semestre.

O Comunicasom busca a ressocialização dos reeducandos por meio de atividades com música, rádio, informática, teatro e poesia e composição. A partir deste semestre ele também vai desenvolver, nas escolas da região, atividades preventivas a criminalidade.

O Mãos que Criam beneficia reeducandas do Presídio Santa Augusta com oficinas de patchwork, aliado ao acompanhamento psicológico.

A assinatura do convênio foi realizada pelo reitor Gildo Volpato e juiz federal Marcelo Cardoso da Silva, na Reitoria da Unesc, com a presença da pró-reitora de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira, e colaboradores. O reitor e o juiz federal comentaram sobre o valor social da parceria e ressaltaram a importância de atuar na prevenção de jovens e crianças nas escolas.

1 de jul. de 2012

www.unesc.net

Comunicasom
Projeto defende ressocialização dos reeducandos
28 de Jun. 2012 Postado por Nadia Regia Almeida Couto- Comunicação Social em Notícias - UNESC.


Um novo olhar sobre o sistema penitenciário, voltado à ressocialização. Este é um dos objetivos do projeto Comunicasom, que realizou hoje pela manhã, no Auditório Ruy Hülse, a 1ª Mostra Cultural. Foram apresentados vídeos sobre o trabalho desenvolvido há três anos, a partir de parceria entre a Unesc e a Justiça Federal, com a utilização de recursos de prestações pecuniárias (penas pagas em dinheiro) em projetos sociais.

Foram dois anos no CIP (Centro de Internação Provisória) da Vila Zuleima, com oficinas de música, rádio e informática aos adolescentes, e desde 2011 no Presídio Santa Augusta. No local foram gravados mais de 100 depoimentos, que vão integrar uma web série (vídeos postados na rede), que serão levados às escolas. Além disso, será lançado o CD de rap Impacto Real – Mundo dos Muros.

Participaram da abertura da 1ª Mostra Cultural o reitor Gildo Volpato, a pró-reitora de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira, o juiz federal Marcelo Cardozo da Silva, o diretor do Presídio Santa Augusta, Jovino Zanelatto, a procuradora da República Rafaela Gomes, a gerente de Apoio e Assistência ao Egresso, Rosilene Rodrigues, o presidente da FCC (Fundação Cultural de Criciúma), Sérgio Zapelini, e o coordenador do Comunicasom, Daniel S. Paes.


Frases


“O que se nota é que a nossa sociedade trata o nosso sistema carcerário como se não pertencesse a essa sociedade. Uma sociedade que de uma maneira preconceituosa defende até mesmo o extermínio, a pena de morte, ou seja, uma sociedade que se já exclui o deficiente, o negro, o pobre, exclui com muito mais força essa massa que está presa. Não somos ingênuos com relação à violência que ocorre, mas temos que ser responsáveis e buscar de alguma forma a ressocialização dessas pessoas”.
(Juiz federal Marcelo Cardozo da Silva)

“Sentimos orgulho de ser parceiros nesse projeto, e para nós também é uma alegria realizar essa mostra no mês do aniversário da Unesc. Somos uma universidade comunitária e por isso temos compromisso social com a comunidade e a sociedade em geral”.  (Reitor Gildo Volpato)

“Esse é um projeto extraordinário. O Ministério Público e a Justiça Federal se preocupam em transformar a realidade, não estamos apenas tocando processos. Esperamos que vocês possam continuar ajudando a transpor os muros mais difíceis, que são os muros que estão dentro de nós”.
(Procuradora da República Rafaela A. de Barros Gonçalves)

“Agradecemos a essa iniciativa da Unesc e da Justiça Federal. Muitos já saíram do presídio e graças a esses projetos estão conseguindo manter as famílias com dignidade”.
(Jovino Zanelatto, diretor do Presídio Santa Augusta)