Projeto leva prevenção às escolas de Criciúma.
Projeto desenvolvido com menores infratores pretende evitar que adolescentes e jovens entrem para o mundo do crime.
23/09/2012 - Karol Carvalho/Prof. orientadora Karina Farias (SC01891JP)
Projeto Comunicasom, que hà três anos trabalha com adolescentes infratores e reeducandos do presídio Santa Augusta, dando a eles o direito de se expressarem e de aprender um profissão por meio do rádio e oficinas de informática básica, áudio e vídeo e agora visa à prevenção.
Para isso, o educador social e execultor do projeto, Daniel Souza Paes, reuniu cerca de 200 depoimentos de vida gravados durante as oficinas realizadas pelo projeto dentro do sistema penitenciário (Centro de Internamento Provisório e Presídio) e os transformou em uma série de vídeos que farão parte de uma websérie com o nome "Depoimento de um Reeducando".
O documentário "Depoimento de um Reeducando" é um projeto sem fins lucrativos e servirá como material de prevenção em palestras e Workshop nas escolas.
Os primeiros encontros já começaram nas escolas do bairro Renascer e Santa Augusta. Cerca de 300 adolescentes já foram alcançados.
"Nossa ideia é a prevenção. Assim que o projeto estiver bem estruturado dentro das escolas, pretendemos ainda levar alguns reeducandos para que relatem suas histórias e sirvam de exemplo aos alunos", explica Paes. Nesse últimos dias, o educador realizou 16 oficinas educativas.
O projeto, que é uma parceria entre a Justiça Federal e a Universidade do Extremo Sul Catarinense e conta com o apoio da DEP (Departamento de Administração Prisional), por enquanto, aguarda os trâmites judiciais para que seja realizado o convênio com a Secretaria de Educação e, dessa forma, poder alcançar ainda mais adolescentes.
"Não temos uma meta de quantas pessoas queremos atingir com este material. Na verdade, a meta é trabalhar todo dia. Se todo esse nosso trabalho conseguir salvar ou afastar pelo menos um adolescente da criminalidade, já vai ter valido todo o esforço", ressalta Paes.
confira a matéria:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião e nos ajude a aperfeiçoar nosso trabalho.